Coordenador : Katia Iris Marro
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 389230.2201.49343.22022023
Departamento/Setor: RIR
Área Temática : Direitos Humanos e Justiça
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O público principal desta ação extensionista são as mulheres do Assentamento PDS Osvaldo de Oliveira, incluindo também às mulheres do Acampamento Edson Nogueira, ambos em Macaé. Algumas atividades preveem uma articulação com a juventude do Assentamento. Por sua vez, algumas oficinas, como serigrafia, produção de sabão, dentre outras, podem envolver / beneficiar outros membros da comunidade.
Local de atuação: As atividades de planejamento e os eventos (como por exemplo, a participação na Jornada Universitária em defesa da Reforma Agrária) acontecerão nas dependências do CURO/UFF. Prevemos atividades de campo, que acontecerão, fundamentalmente, no Assentamento PDS Osvaldo de Oliveira, podendo contemplar atividades com as mulheres do Acampamento Edson Nogueira, também de de Macaé.
Objetivo
Objetivo geral: Promover espaços de formação, autorganização e consolidação produtiva das mulheres, abordando e valorizando o trabalho reprodutivo e a autonomia financeira em áreas de reforma agrária, impactando na melhoria da sua qualidade de vida e das suas comunidades. Objetivos específicos: - Abordar o trabalho reprodutivo desenvolvido pelas mulheres nas áreas de reforma agrária. - Problematizar a divisão sexual e racial do trabalho e os papeis de gênero ao interior do assentamento / acampamento. - Problematizar mandatos patriarcais de cuidado que reproduzem o apaziguamento em contraposição a iniciativas de cuidado e autorganização feminista. - Estimular um processo de socialização (e reorganização) do trabalho reprodutivo para além das mulheres e dos contornos familiaristas. - Valorizar a liberdade sexual, a diversidade sexual e de gênero das mulheres rurais. - Dar visibilidade ao papel social e valorizar o trabalho das mulheres rurais no contexto da crise social e econômica. - Socializar conhecimentos técnicos e saberes populares guardados nas memórias das mulheres, que são fundamentais para o cuidado das comunidades no atual contexto. - Estimular a organização para a consolidação das atividades de produção das mulheres, no sentido da sua autonomia financeira e do acesso à tecnologia. - Fortalecer as mulheres rurais no enfrentamento das violências patriarcais.
Resumo
Em articulação com os processos de autorganização das mulheres das áreas de reforma agrária da região de Macaé, este projeto se propõe construir atividades formativas, de apoio à organização e estruturação da produção às mulheres do Assentamento PDS Osvaldo de Oliveira, as Margaridas do Karucango. Como parte das ações, prevê oficinas periódicas que contemplam um espaço de debate e formação política, assim como atividades manuais, corporais, artísticas e de saúde, a partir de alguma habilidade ou conhecimento que pode ter impactos nas suas condições de vida e organização. Contempla também, atividades de planejamento da produção para abastecimento de feiras locais (nas Universidades ou espaços públicos); programas de merenda escolar, ou comercialização em outros circuitos locais ou regionais do MST: geração de renda; autonomia financeira; melhoria da saúde e da qualidade de vida a partir das práticas agroecológicas protagonizadas por essas mulheres. Este espaço formativo se propõe debater sobre o trabalho reprodutivo desenvolvido pelas mulheres nas áreas de reforma agrária; a divisão sexual e racial do trabalho e os papeis de gênero ao interior do assentamento / acampamento; os mandatos patriarcais de cuidado em contraposição a iniciativas de cuidado e autorganização feminista. Por outro lado, buscamos dar visibilidade ao papel social do trabalho das mulheres rurais; possibilitar a socialização de conhecimentos técnicos e saberes populares guardados nas memórias das mulheres, que são fundamentais para o cuidado das comunidades em um contexto de crise sanitária ou dificuldades de acesso à saúde para a população do campo.